8 de jul. de 2011

A ultima viagem da Atlantis

Uma imagem que nunca mais será repetida. Nesta sexta-feira (8), o ônibus espacial Atlantis partiu pela última vez rumo ao espaço. Depois dessa viagem de 12 dias rumo à ISS (Estação Espacial Internacional), a nave vai ser aposentada, assim como aconteceu com outros veículos do tipo – a Endeavour se aposentou em junho deste ano, enquanto a Discovery se retirou em março.

Quatro astronautas a bordo da nave (Rex Walheim, Sandra Magnus, Doug Hurley e Chris Ferguson) vão levar peças para a ISS. Antes do lançamento, havia o temor de as condições de tempo atrapalhassem o procedimento, mas isso não aconteceu.

O lançamento da espaçonave Atlantis vai marcar o fim de um programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa. Isso vai ocorrer porque o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que é hora de a agência espacial olhar para a frente e se concentrar em uma possível exploração em Marte.

O programa espacial passou a ser considerado custoso e pouco prático pelas autoridades americanas. Ao longo de três décadas, ele gerou um gasto total de R$ 305 bilhões (US$ 196 bilhões), isso sem contar os dois acidentes que deixaram um total de 14 mortos.

Com o término dessa missão, os astronautas americanos vão depender das naves russas Soyuz para chegarem à Estação Espacial Internacional.

Quando o Atlantis retornar de sua jornada de 12 dias, o ônibus espacial vai virar uma peça de museu no Centro Espacial Kennedy. Já os outros ônibus espaciais, Enterprise (um protótipo que nunca foi ao espaço), Discovery e Endeavour, serão enviados para outros museus nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails